Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 23 de março de 2012

371 - Lugares maravilhosos do mundo: Petra, na Jordânia

Escondida entre as impressionantes formações de rocha em tons vermelhos de Wadi Musa, na Jordânia, está a cidade antiga de Petra. Suas fachadas magníficas foram esculpidas na rocha vermelha há mais de 2.000 anos e hoje a "Cidade de Pedra" é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO e em 2007 foi eleita uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
Petra tem muito a oferecer aos seus visitantes e é um lugar indispensável para qualquer pessoa interessada em história, arqueologia, natureza ou cultura. Isso inclui uma paisagem espetacular, uma história fascinante, trilhas pitorescas e surpreendentes relíquias arqueológicas. Você precisa de um dia para ver as principais atrações de Petra, mas é preciso um pouco mais para realmente mergulhar na magia desta maravilha feita pelo homem e explorar tudo o que a região tem para oferecer.
A trilha principal começa no Siq, um desfiladeiro estreito e natural, ao longo de um quilômetro de comprimento. Ela serve como a entrada principal de Petra e segue suavemente em direção à cidade antiga e se abre para uma vista espetacular do Tesouro (Al Khazneh, em árabe), uma fachada intrincada que surpreende os visitantes. O Tesouro é o nome do templo mais importante de Petra. O nome vem de um mito antigo, que afirma que um poderoso mago negro escondia o tesouro do faraó egípcio dentro do templo.
Caminhar pelo Siq é, por si só, uma experiência única. As cores e as formações rochosas são impressionantes. 
Esta é uma experiência que suscita admiração. Uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura esculpida na face rochosa faz com que tudo a seu lado pareça minúsculo. Foi esculpida no início do século primeiro para ser o túmulo de um importante rei nabateu e representa a genialidade deste povo ancestral. A trilha, em seguida, leva a uma rua de fachadas, o teatro, uma rua com colunatas e termina em Qasr El Bint, onde você pode almoçar em um dos dois restaurantes próximos e visitar os museus lá localizados.
Há também uma imponente construção dos Nabateus, um teatro romano com 3000 lugares sentados. Há obeliscos, templos, altares para oferta de sacrifícios e ruas com colunatas e, lá no alto encontra-se o impressionante Mosteiro Ad-Deir - para lá chegar há uma escadaria com 800 degraus cortados na rocha.
No local, há também dois excelentes museus; o Museu Arqueológico e o Museu Nabateu, ambos com achados das escavações na região de Petra e que ajudam a decifrar o passado vivo da cidade.
Existem muitas outras trilhas também com atrações imperdíveis, mas algumas devem ser visitadas com auxílio de guias. Ali não é permitido o uso de automóveis. As trilhas são feitas a pé, mas charretes podem ser utilizadas.
Para chegar a Petra há um serviço diário de ônibus, saindo de Amã, capital da Jordânia, que fica a pouco mais de duas horas de distância. Os táxis são abundantes e relativamente baratos. Há hotéis com tarifas para todos os gostos. 
A incrível cidade escavada na rocha há mais de 2000 anos está inserida no Parque Arqueológico de Petra (PAP), que abrange uma área de 264m² dentro de Wadi Musa, e é considerado um tesouro do turismo e da arqueologia,  Patrimônio Mundial registrado na lista da UNESCO desde 1985. O Centro de Visitantes de Petra situa-se fora do ambiente de visitação e é onde os turistas podem adquirir os seus ingressos, além de contratar guias para explorar as trilhas e conseguir todas as informações necessárias. 
Petra foi fundada por volta do século VI a.C. pelos árabes nabateus, tribo de nômades que se fixaram na região e construíram um império comercial que ia até à Síria. Petra ficou praticamente nas mãos dos nabateus até 100 d.C., quando os romanos a conquistaram. Depois de um longo período de decadência, a cidade ficou escondida do mundo, pois os seus habitantes temiam a presença de visitantes. Foi então descoberta pelo explorador suíço, Johann Ludwig Burckhardt, em 1812 e tempos depois se tornou uma atração turística de grande valor para a atual Jordânia.
Fonte: vários sites da Internet.

















Nenhum comentário: